Microsoft anuncia Windows Phone 8.1 e assistente virtual Cortana

 

O Windows Phone 8.1 foi anunciado oficialmente pela Microsoft nesta quarta-feira (2), com uma série de mudanças significativas no sistema. Além de mudanças na interface, a empresa mostrou a aguardada assistente virtual Cortana, que promete fazer frente ao Siri e ao Google Now; uma central de notificações e uma nova proposta de desenvolvimento para o Windows 8.1 e o Windows Phone 8.1: o mesmo app, para ambos os sistemas.

 

win1

 

A nova versão do sistema foi apresentada em um evento voltado para desenvolvedores, o Build 2014, em San Francisco (EUA). A convenção acontecerá até o dia 4 de abril.

 

Mudanças no visual do Windows Phone

 

As primeiras mudanças na interface do Windows Phone 8.1 acontecem já na tela de bloqueio. A partir de agora, o sistema trará uma personalização maior desta tela, com usos de widgets na diagonal, com relógios, calendários,… Além disso, o vice presidente da Microsoft Joe Belfiore exibiu um novo relógio com ponteiros para horas, minutos e segundos, bastante similar ao descanso de tela criado por Hans Donner para o sistema de desktops. Os desenvolvedores também poderão adicionar recursos ao espaço.

 

Outra mudança disponível para todos é a terceira fileira de live tiles. O recurso foi apresentado na terceira atualização do Windows Phone, mas voltado apenas a foblets. Agora, ela poderá ser ativada pelos usuários quando desejar. Além disso, os quadradinhos da tela inicial ganharam a opção de utilizar uma fotografia como plano de fundo, com um efeito paralaxe similar ao do iOS 7.

 

Assistente virtual

 

A nova assistente virtual Cortana finalmente foi apresentada. A rival do Siri e do Google Now promete oferecer um comportamento mais pessoal, baseado no feedback dos usuários, e poderá ser acessada através do botão de pesquisa do telefone.

 

win2

 

Assim como os cards do Google Now, Cortana exibirá algumas informações relevantes para o usuário, como o clima e notícias. A assistente será capaz, ainda, de adicionar alarmes ou compromissos à agenda, assim como avisar se houver alertas conflitantes e, inclusive, emitir lembretes antes de ligar ou entrar em contato com uma pessoa.

 

Usando o Bing como mecanismo de conteúdo e pesquisa, Cortana poderá procurar por restaurantes na região, placares esportivos ou responder questões específicas, como a idade de uma personalidade ou calorias de um alimento.

 

win3

 

Outro destaque da assistente é a possibilidade de fazer buscas e comandos em aplicativos que não são do sistema, acionando funções específicas a partir de uma linguagem bastante natural. Para ver o feed de um amigo no Facebook, por exemplo, basta dizer “O que está rolando com Fulano?”, e Cortana abrirá o aplicativo e exibirá o perfil da pessoa na rede social.

 

Apesar das constantes especulações, ainda não há informações se Cortana estará disponível para o português do Brasil.

 

Recursos “importados” de outros sistemas

 

Outro recurso anunciado é a nova central de notificações Action Center. Com ela, é possível ter acesso aos alertas dos aplicativos instalados no telefone, de forma parecida ao iOS e Android. Além disso, será possível ter acesso rápido a algumas configurações, como Wi-Fi e Bluetooth.

 

win4

 

O Windows Phone 8.1 ganhou também um recurso bem semelhante ao Espaço da Criança, mas voltado para o uso profissional. O “Espaço do Trabalho” permite, por exemplo, que certas funções sejam restringidas pelas empresas em telefones corporativos. E o sistema agora tem suporte à rede privada VPN; um pedido antigo dos usuários corporativos.

 

A Microsoft também deu uma “recauchutada” na loja de aplicativos do sistema, que agora exibirá apps de destaques, sugestões personalizadas e dará mais ênfase a mais variedades de aplicativos.

 

win5

 

Um dos recursos mais esperados no Windows Phone 8.1 que também foi exibido na conferência é o teclado estilo “swype”, com o qual será possível digitar textos com base em gestos e movimentos na tela. O recurso, já famoso no Android, oferece uma digitação mais rápida nos smartphones com o sistema.

 

Integração com o “ecossistema” Windows

 

Segundo Joe Belfiore, o novo Windows Phone 8.1 será capaz de trabalhar ainda melhor com o Windows 8.1 em desktops. Ao digitar uma senha de uma conexão Wi-Fi em um computador, por exemplo, o código será automaticamente enviado para o seu telefone, evitando que você tenha que digitá-lo duas vezes. Além disso, a Microsoft promete integrar ainda mais os dois sistemas através do One Drive.

 

Disponibilidade

 

O Windows Phone 8.1 chegará a todos os usuários com a atual versão do sistema operacional nos próximos meses. O update ainda esta sujeito a modificações de cada fabricante, que poderão acrescentar suas próprias ferramentas sobre a plataforma.

 

Fonte: Techtudo