Plataforma online para médicos facilita a prescrição de remédios

 

Quando alguém escreve com uma caligrafia ilegível, costuma-se afirmar que o sujeito utilizou uma “letra de médico”. A comparação pode ser exagerada, mas tem um fundo de verdade: muitas vezes, entender a prescrição indicada dos medicamentos após uma consulta se torna uma tarefa heroica. Para o paulista Ricardo Moraes, de 31 anos, isso não foi diferente.

 

Reprodução: memed.com.br

 
 

Desde janeiro de 2012, ao lado do irmão René e do primo Marcel, o empreendedor lançou o Memed, uma plataforma destinada para médicos que permite a consulta de informações de mais de 1,2 mil medicamentos fabricados por 46 laboratórios farmacêuticos. Além disso, o serviço também possibilita a criação de uma receita que é impressa e assinada posteriormente pelo profissional da saúde. Em outras palavras, a tal “letra de médico” tem seus dias contados.

 

Durante seu pitch, nome dado à apresentação das startups aos investidores, Moraes conta que decidiu criar a empresa após não entender as indicações de uma prescrição. A história, no entanto, também possui um tom de brincadeira. Afinal de contas, o médico com quem o empreendedor se consultou era seu irmão, que é dermatologista na cidade de Avaré, terra natal da família.

 

O irmão de Ricardo Moraes, aliás, se tornou o primeiro usuário do Memed e principal responsável pela validação do negócio. “Quando ele ia para congressos de medicina, conhecia remédios novos, mas não tinha um local para catalogar essas informações. Então, começamos a pensar em um modelo capaz de unir os médicos e a indústria farmacêutica”, afirmou o empreendedor.

 

Por conta da afinidade familiar, o Memed foi lançado inicialmente para médicos dermatologistas. Após atingir cerca de 20% dos profissionais dessa área no Brasil e registrar quase 2 mil prescrições por mês, com um aumento mensal de 30% dos usuários, os empreendedores irão expandir a plataforma para todas as especialidades da medicina até o final do ano.

 

A startup também pretende lançar até o final deste mês um aplicativo para smartphones, possibilitando que médicos residentes consigam fazer a consulta dos medicamentos de modo mais prático. Para os próximos meses, o Memed deverá contar com elementos sociais, como ferramentas de interação entre empresas farmacêuticas e os profissionais da saúde.

 

Em janeiro deste ano, os empreendedores se mudaram para o Rio de Janeiro, onde ingressaram na aceleradora 21212. “Além de ajudar a validar nosso modelo de negócio e nos colocar em contato com investidores, conseguimos expandir nossa rede de contatos e conhecemos o mercado carioca, que também abriga um grande número de médicos”, disse Moraes.

 

Em negociações com novos investidores, o Memed pretende solidificar e expandir os negócios no país para então buscar o mercado latino-americano. “Após ampliar a plataforma para as demais especialidades médicas, também temos o plano de lançar o site para países da América Latina, que têm uma realidade semelhante à nossa”, afirmou o empreendedor.

 

Formado nos cursos de Publicidade e Propaganda e Psicologia, o empreendedor afirma que montar uma startup é um processo prazeroso, que deve ser feito com convicção e seriedade. “O momento do mercado brasileiro é propício, mas é necessário ter a consciência da necessidade de entender o mercado, contar com um planejamento prévio e estar cercado de pessoas que conheçam o negócio.”

 

Além disso, Ricardo Moraes fornece outro conselho valioso para quem deseja abrir uma startup. “É necessário construir uma afinidade com o negócio, afinal de contas, você lidará com aquele mercado durante todo o tempo. Leio diariamente sobre a área médica, sempre estou em contato com a indústria farmacêutica, e isso é algo que gosto de fazer. Mas o empreendedor precisa descobrir se também consegue construir essa afinidade.”

 
 
 
Fonte: INFO